domingo, 26 de março de 2017

Resenha: As quatro portas do tesoura; Em busca do amuleto de Aloni

Boa tarde gente!

Eu dei uma sumidinha mas estou de volta, cheia de novidades e com resenhas beeeem atrasadas para apresentar por aqui. Mas aos poucos, eu vou voltando. Acredito que esse ano ainda estarei um pouco parada mas a partir do final desse ano vou poder assumir de cabeça todos os meus compromissos com meus livros.

Mas hoje estou aqui para apresentar e trazer para vocês um pouco da história de um livro muito gostoso de ler e que é da minha autora parceira, E. Samuel. Vamos falar sobre o Amuleto de Aloni? Ah, qualquer erro é culpa da minha sobrinha que resolveu que seria uma ótima ideia tomar café perto do meu notebook. Resultado: Algumas teclas não funcionam e os corretores não querem corrigir. 


 Título: (As quatro portas do Tesouro) Em busca do Amuleto de Aloni
Autor: Elaine Samuel
Editora: Independente
Ano: 2014
Páginas: 233


Sinopse: Daniel não imagina que depois de viver anos em uma metrópole, vai encontrar em uma pequena cidade, a grande aventura de sua vida! Juntamente com seus dois melhores amigos, Júlio e Marcelo, descobre a Mata do Anatema, cercada de lendas e mistérios.

Mas será possível que tudo o que falam sobre esse lugar seja verdade? Chegar um pouco mais perto não vai fazer mal nenhum... ou vai?

Uma aventura cheia de desafios, coragem, criaturas fantásticas e, principalmente, superação de limites! “Em Busca do Amuleto de Aloni”, o primeiro livro da série “As Quatro Portas do Tesouro”, traz aos jovens leitores uma história bem humorada e cheia de emoção, aventuras e fantasia, que vai capturar a atenção de jovens e crianças de todas as idades.




Bem, eu quero iniciar comentando como esse livro chegou até minhas mãos. A autora, que por acaso é um amor de pessoas, fez um anuncio pelo instagram que sua temporada de blogueiros parceiros estava aberta e eu claro, me inscrevi. Fiquei sabendo graças à uma amiga que também foi selecionada, aliás. Fui selecionada, conversei um pouco com a Elaine e aos poucos ela ajeitou todos os seus parceiros para ter uma certa ordem nas divulgações. Devo dizer que meu amor pelo livro dela é imensurável. Meu segundo livro autografado e o primeiro do fruto de uma parceria. Ele tem um lugar especial no coração e os personagens principais adotei como se fossem meus. Quero agradecer de coração a querida Elaine pela oportunidade, confiança e toda a sua dedicação. 


A história e o mundo que Elaine criou nesse livro é mais profundo do que seu título pode demonstrar. Para mim, é um livro de literatura infato-juvenil mas com mensagens muito grandes para qualquer idade. 

Em Busca do Amuleto de Aloni conta a história de 3 amigos diferentes, Marcelo, Daniel e Júlio, em suas características e personalidades mas que são ligados por uma amizade sincera e leal. Eles gostam de passear com suas bicicletas e estão sempre inventado alguma coisa para fazer já que vivem em uma cidade pequena e sua diversão é bem limitada - diferente da vida que Daniel levava na cidade grande antes de se mudar -. 

Já no primeiro capítulo somos brevemente apresentados a mata de Anatema com seus mistérios e histórias que a rondam. Entre os 3, Daniel é o mais curioso e o por ser novo na cidade, é o que mais sente vontade e coragem de entrar na mata e descobrir seus mistérios. Conforme vamos lendo, somos apresentados aos poucos ao di-a-dia, aos problemas e a forma como nossos três aventureiros tornaram-se amigos inseparáveis, mesmo aos trancos e barrancos. 

Porém, tanto Marcelo quanto Júlio não se sentem confortáveis em se quer chegar perto da mata e tentam a todo custo desencorajar Daniel a continuar com a ideia absurda de se aventurar por lá. Mas, por mais que seus amigos se empenhem nisso, Daniel não consegue conter a curiosidade e a vontade de cada vez saber mais sobre.


Vendo que não terão muitas opções, Marcelo e Júlio decidem que irao ajudar Daniel a saber mais sobre a mata já que, até mesmo neles a curiosidade anda rondando. No primeiro momento, eles vão até o avo de Júlio e pedem para que o bom senhor conte as histórias que sabe sobre Anatema. Lá nos é revelado que muitos corajosos entraram na mata e nunca saíram. Que depois de muita repercussão, a polícia fez buscas dentro da mata mas não achou ninguém e voltou ilesa de lá e então a história foi abafada e as poucos esquecida, ficando somente as lendas e o medo na população.

Mas isso nao foi estimulo o suficiente para fazer Daniel desistir e como se a floresta o chamasse, descobre que existe uma velha senhora em uma casa mais retirada da cidade que pode saber mais sobre a floresta. Daniel, Marcelo e Júlio vão até lá com o medo de serem transformados em algo já que, para todos a senhora que mora lá é uma bruxa má. Mesmo tremendo e com vontade de desistir, Daniel bate na porta da casa e é atendido por uma senhora sem muitos sorrisos que os convidam para entrar depois de darem uma desculpa de estarem pesquisando para um trabalho de escola.

Lá é revelado para eles e para nós mais histórias sobre Anatema e somos apresentados para o inicio de toda a história, onde pode-se supor, onde tudo começou e onde as lendas surgiram naquela cidade (é também onde somos "linkados" para parte do título do livro). Os três saem bem animados de lá e certo dia resolvem chegar mais perto da mata. Sem perceber, acabam adentrando a densa vegetação e acabam perdidos lá dentro. É então que percebem que não estão mais no próprio mundo, pois tudo esta um pouco mudado, incluindo o tempo e o sol.

É então que são levados até uma caverna por um bicho bem esquisito e toda a nossa aventura começa com direito a lutas, castelos, armaduras, espadas, risadas, tensão e mistério. 


Eu me peguei rindo várias vezes durante o livro. Por se tratar de três crianças, iniciando a adolescência, percebi várias cenas engraçadas e acabei me identificando com muitas. Eu me identifiquei muito com o personagem principal, Daniel, pois também nasci e cresci em cidade pequena e qualquer coisa que tivesse ar de mistério eu pegava minha bicicleta com as amigas e ia desvendar. Entre as brincadeiras, sempre estávamos no meio das matas, atrás de plantas estranhas ou coisas misteriosas que pudêssemos guardar ou fazer brincadeira depois. 

O ar de mistério até uma boa parte do livro me prendeu muito, pois a cada capítulo que lia eu me perguntava: Mas o que é essa mata de Anatema? E é com a boa escrita, solta e gostosa cheia de mistério que a Elaine me prendeu do inicio ao fim. Toda vez surgia algo novo eu me deliciava descobrindo informações novas e com novos personagens importantes para o contexto da história. 

Eu não quero dar qualquer spoiler por aqui, então digo que todos que tiverem a chance, peguem o livro para conhecer o trabalho da autora. Eu classifico ele como uma ótima leitura para aquele domingo a tarde, que você quer algo que não vai deixar ver que o tempo passou. 

Toda a história passa uma mensagem muito bonita e importante, para crianças e adultos, cheia de significado na nossa vida cotidiana e que as vezes não enxergamos. Mas a mensagem você só descobre lendo!

Por ser uma edição independente, achei ela muito boa. Devo dizer que é a primeira que tenho em mãos desse tipo, sem ser de editora. Ela tem uma capa macia, folhas brancas e a diagramação está excelente. Nao lembro de ter encontrado qualquer erro de português e também é uma edição sem orelhas. No final da história, somos apresentados para o próximo livro e temos a apresentação da nossa querida autora. 

Deixo um pequeno quote do livro, que, para quem ler, vai rachar de dar risada:


"Samara continuava gritando.

- Samara! - Gritou Júlio - Os ratos já foram!

- Isso é tática de guerra. Ela está tentando deixar o Colimo surdo! - Falou Marcelo seguindo Daniel - Vamos embora!

Samara parou de gritar um pouco envergonhada e seguiu os outros pelo corredor estreito."





Fico por aqui. Beijos :*


16 comentários:

  1. Que lindo o livro! Adorei suas fotos mostrando os detalhes da edição que ficou bem caprichada!!! ❤ Sua resenha tá linda, parabénssss!! Beijos!!

    www.lendo1bomlivro.com.br
    Instagram :) @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, Tassi, pela resenha (eu adorei!), pelo carinho e pela dedicação! Fico super feliz de saber que você gostou do livro e curtiu a leitura tanto quanto eu curto escrever essas histórias!

    E. Samuel
    www.asquatroportasdotesouro.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Tassi!
    Que resenha linda! Assim fico cada vez mais ansiosa para ler o Amuleto de Aloni S2
    Amei as fotos também... Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, realmente a escrita da Elaine é maravilhosa e cativante , e tbm adorei as lições que o livro foi capaz de transitir <3 Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, adorei sua resenha, adoro relembrar a história deste livro, da vontade de reler...Bjs

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Olá, quando li Em Busca do Amuleto de Aloni também fiquei impressionada com os três amigos e aprendi bastante com eles, que como crianças lhe ensinam tantas coisa boas. A escrita da autora lhe prende e é um livro que dá para ler em um dia de tão gostosinho de ler.

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro esse livro li ele em duas tardes simplesmente não conseguir para de ler, sua resenha ficou ótima parabéns.

    https://www.instagram.com/books_of_book/

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem?
    Preciso concordar com você que a E. Samuel é um amor de pessoa! Eu fico muito feliz em saber que ela acreditou no seu blog e você se tornou uma parceira dela ♥
    E eu também adorei saber que O amuleto de Aloni também te cativou! Eu devorei esse livro em pouquíssimo tempo e estou muito ansiosa para ler o segundo!

    Beijos (e espero que seu computador esteja ok de novo)
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  10. Oi.
    Amei a sua resenha! Que liinda.
    Ameii esse livro! Os dois livros da Elaine são incríveis!
    Ai que invejinha... O seu livro veio autografado! Que chique.
    Beijos,
    Keth.
    Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Parabéns por sua resenha, que amor! Também tenho um carinho imensurável por esse livro! Amo aventuras e fantasias.
    Beijos,
    Winny
    www.mundodawinny.com

    ResponderExcluir
  12. Amando Essa resenha!! Que livro Lindo e como sempre vamos parabenizar a autora e a querida que fez essa resenha maravilhosa!!

    Dona do Instagram: Canção dos Livros

    ResponderExcluir
  13. Amei sua resenha!
    A Elaine é um amor msm!! ❤
    Meus parabéns!!

    Thaís
    Blog Poematizado
    www.poematizadoblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu também adorei sua resenha. Concordo com tudo que você falou, principalmente das partes engraçadas.
    Estou com o segundo volume e vou iniciar a leitura em breve.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Amei demais ❤�� Parabéns ��

    ResponderExcluir

 renata massa